Você chama de machismo, o estúdio de Dead or Alive chama de traços culturais

Dead or Alive não é só um jogo
de mulheres virtuais cheias de curvas e com pouca roupa. Na verdade, é
um clássico jogo de luta. O problema é que muitos não conseguem ver
outra coisa além das moças de biquíni no jogo ? para o bem ou para o
mal.
Mas o que o pessoal da Team Ninja, desenvolvedora de DOA, acha
dessas reações? O chefe do estúdio, o ninja Yosuke Hayashi, disse ao
site MCV que o objetivo é fazer com que as mulheres do jogo sejam "o
mais atraentes possível", e que isso é "algo que não vai mudar". Hayashi
também disse:
Somos desenvolvedores
japoneses e estamos criando personagens femininos usando todo nosso bom
senso e criatividade. Quando levamos o jogo para fora do Japão, muita
coisa acaba sendo interpretada da forma errada, já que muitos consideram
DOA machista ou depreciativo etc.
Para nós, dentro da nossa cultura, mostramos mulheres
assim e as criamos de forma atraente. Não há nada que possamos fazer se
outras culturas em outros países vêem o game como uma má representação
das mulheres. Dentro da nossa nacionalidade e dentro das nossas
fronteiras, obviamente seguimos bases morais para criar nossas personagens, mas dentro da cultura japonesa. Criamos essas personagens dessa maneira e não vamos deixar de continuar a criá-las assim.
As pessoas podem achar que é essa foi uma péssima desculpa por parte do desenvolvedor
? pode-se argumentar que Hayashi está se protegendo atrás de diferenças
culturais. Podem achar que Dead or Alive deveria ir com mais calma na
maneira de representar suas figuras femininas. A equipe da Team Ninja,
no entanto, não parece estar muito preocupada com o que as pessoas
acham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário